top of page

Café com jornal

“O café pode melhorar a sua memória — se for consumido na hora certa” 

Especialistas sugerem que existe um horário ideal para se consumir café. Como explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, a cafeína pode ajudar a tornar sua memória mais eficiente, mas apenas se consumida nos horários certos. Neste caso, adultos mais jovens se beneficiariam tomando uma xícara pela manhã, enquanto os mais velhos ficariam melhor tomando uma à tarde.

“Mais potente do que café, guaraná traz benefícios se o consumo for moderado” 

Um estudo realizado por Toledo e colaboradores (2007) com 13 marcas de guaraná em pó disponíveis no comércio das cidades de Campinas e Ribeirão Preto demonstrou que mais de 50% das amostras apresentaram, em média, quantidade três vezes superiores ao encontrado nas sementes do café (7,59g cafeína/grama de pó). A concentração média de cafeína encontrada nas amostras situou-se na faixa de 14,18mg a 28,79mg de cafeína/grama de pó (média de 20,68mg\g). 

“Nutricionista: 'Pico de ação da cafeína ocorre 20 minutos após sua ingestão'” 

Estudos mostram eficácia no uso de 3 a 6mg de cafeína\kg de peso antes do treino. Tem sido utilizada por ciclistas e corredores de média e longa distância. A cafeína tem sido amplamente utilizada como recurso ergogênico na prática esportiva com o objetivo de retardar a fadiga, ter efeito estimulante, aumento da performance em exercício de força e, principalmente, aeróbicos, além de aumentar a oxidação de lipídeos (mobilização\queima de gordura). Estudos mostram eficácia na utilização de 3 a 6 mg de cafeína\kg de peso corporal. O pico de ação da cafeína ocorre 20 minutos após a sua ingestão.

“Mestrado Internacional em Ciência do Café está com inscrições abertas”

Estão abertas as inscrições para a edição 2018 do Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café (International Masters in Coffee Economics and Science Ernesto Illy), ministrado na cidade italiana de Trieste. O curso é resultado de uma parceria entre instituições líderes em educação: Fundação Ernesto Illy, Università del Caffè da illycaffè, Universidade de Trieste, Universidade de Udine, International Superior School of Advanced Studies of Trieste, Association of Molecular Biomedicine e o District of Coffee de Trieste. veja mais...

“Café | Uma bebida que encanta e revigora!” 

O nome café é originário da palavra árabe qahwa, cujo significado é vinho. Por esse motivo, era conhecido como o "vinho da Arábia", quando surgiu na Europa no século XIV. Não existe nenhuma evidência oficial sobre a verdadeira origem do café. Porém, várias lendas foram criadas a respeito e uma das mais divulgadas atribui a descoberta da planta ao pastor Kaldi, habitante da antiga Absínia, atualmente Etiópia, há cerca de mil anos atrás.

O café é uma bebida que durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil e ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola nacional, alem de agradar no sabor traz benefícios à saúde. Confira abaixo, algumas curiosidades sobre o surgimento do café:

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água, trata-se do segundo elemento mais comercializado do mundo. O petróleo é o primeiro; Seu cultivo ocorre em países quentes da America, Ásia e África; Seu nome cientifico é Coffea Arabica; O café foi incluído na legislação Turca onde as esposas poderiam pedir divorcio caso os maridos não provessem a casa de uma cota especifica do produto; O café tornou-se requinte nas mesas palacianas após o embaixador turco Suleiman Aga ter presenteado Luís XIV rei da França com grãos de café; Chegou a ser proibido em Meca pelo governado Khair Begem 1511 e pelo sultão Murad III (1574-1595) que o considerou “bebida do diabo”;  Foi santificado pelo papa Clemente VIII que propôs batizar a bebida para torná-la cristã…é serio, de verdade!

bottom of page